A Família faz a Diferença

A educação escolar nunca poderá substituir a família. Pois, é na família que se inicia a construção dos reais valores de um ser, tais como: moral, afetivo, religioso, civico, etc.

A escola não dispõe dos meios que a família possui para agir sobre a criança e o jovem. Por isso, não podemos negar a necessidade de melhorar as relações no convívio familiar, obtendo com isso, melhores resultados no aprendizado de valores.

A primeira idéia que a criança faz de Deus, as primeiras noções que recebem sobre o domínio de si mesma, de obediência, de generosidade, de verdade, são determinadas pelas relações com os pais. É em casa que se aprende a respeitar, ter disciplina e ser responsável.

Mais do que outra coisa, nossos filhos devem aprender quatro fundamentos essênciais que são: amor, respeito, humildade e sinceridade, e nós como pais devemos tê-los incorporado em tudo que fizermos.

Educar um filho não consiste unicamente em enviá-lo regularmente à escola, e querer que passe de ano. O incentivo e a ajuda na hora de executar os deveres de casa e realizar trabalhos ou pesquisas escolares são extrenamente importantes, podendo tornar o aprendizado mais produtivo e acabar por unir ainda mais filhos e pais. Sabemos que hoje o tempo que temos para ser "pais" é mínimo, mas se bem utilizado o mínimo torna-se o máximo.

Apesar das pesadas responsabilidades impostas aos pais em relação a educação, eles não devem desistir de ministrarem aos filhos princípios morais e intelectuais na reconquista de valores permanentes.

Educar é uma tarefa conjunta de pais e escola, cada um precisa abraçar e defender seu papel.



0 comentários:

Postar um comentário